Até alguns anos atrás era comum as pessoas colocarem contadores em seus sites. O contador mostrava quantas pessoas já tinha acessado aquele site.

Atualmente existem alternativas bem mais sofisticadas para monitorar o seu site. Uma das melhores, com a vantagem de ser gratuita é o Google Analytics. Para usá-lo basta criar uma conta e colocar um pequeno código no seu site.

Quais as vantagens do Google Analytics?

Com o Google analytics você consegue saber quantas pessoas emtraram em seu site em um determinado período de tempo, quais páginas foram acessadas, qual site ele estava antes de chegar no seu, qual caminho percorreu no seu site, que navegador utilizou, qual o sistema operacional, resolução do monitor do computador entre outras coisas. Se a pessoa veio de um site de busca você pode saber quais as palavras chaves utilizou para chegar no seu site.

De posse de todas estas informações, você pode adaptar o seu site para melhor atender os seus visitantes (por exemplo fazer o site de um tamanho que apareça melhor nos monitores mais usados). Pode saber quais conteúdos ou produtos que atraem mais visitantes. Testar modificações para aumentar as vendas.

Como já dizia Peter Drucker, só é possível administrar o que se pode medir.