Até alguns anos atrás anunciar na lista telefônica era um investimento com retorno garantido. Para cada cidade só existia uma lista telefônica oficial. Somente ela tinha as informações atualizadas. Com a quebra do monopólio das telecomunicações acabou também o monopólio da lista telefônica e começaram aparecer várias listas em cada cidade. Com isso acabou a certeza que as pessoas veriam o seu anúncio cada vez que fossem procurar na lista telefônica pois ele poderia ter justamente a lista na qual você não tinha anunciado.

Com a popularização da internet de banda larga um número cada vez maior de pessoas procura direto no Google os números de telefones. É muito mais fácil escrever o nome da empresa no Google e pesquisar do que procurar onde esta a lista telefônica e achar o número certo.

No caso de procurar uma empresa pelo produto ou categoria é ainda mais fácil. Esta pesquisa não está limitada somente a empresas que vendem pela Internet. Quem nunca pesquisou por um produto ou serviço seguido do nome da cidade (Por exemplo: cabeleireiro curitiba)?

Portanto por mais que a sua empresa seja um comércio que depende do trafego de pessoas que passam em frente a sua loja, não pode deixar de ter uma página com os seus dados de contato e produtos vendido sob pena de seu cliente achar primeiro o seu concorrente e esquecer de você.