Página de Resultados de Busca do Google

Página de Resultados de Busca do Google

Também conhecida com SERP(Search Engine Results Page), a página de resultados do Google é a página que o Google retorna quando você faz uma busca nele.

Ela é dividida em 3 partes: Links Patrocinados, Resultados Naturais e Opções.
Os links patrocinados estão localizados no lado direito da página (com o texto “links patrocinados”) e algumas vezes entre a caixa de busca e os resultados naturais, sempre com um fundo de cor diferente e com texto “links patrocinados”. Estes são anúncios pagos e a ordem em que aparecem reflete o valor pago por um clique no anúncio (lance) e pela relevância do anuncio para a busca realizada.

Os Resultados Naturais são os links para as páginas que o Google considera mais relevantes para a busca realizada. As páginas que aparecem aqui não pagam nada para isso. Elas são classificadas seguindo um algoritmo que analisa mais de 500 variáveis e esta em constante aprimoramento. Os esforços para que uma página apareça melhor nos resultados é chamado de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Sites de Busca).

As Opções são filtros para refinar as buscas por critério como localização, imagens, datas, blogs entre outros.

Para algumas buscas ainda aparece um quarto elemento que são as empresas locais e sua localização no mapa. Geralmente aparece quando a busca é sobre um serviço em uma determinada cidade. Os resultados vem do Google Places que é uma espécie de lista telefônica do Google.